A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro sediou, de 15 a 17 de outubro, o 41º Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura - COPEDEM

Na mesa de abertura do evento, estiveram os desembargadores Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do TJRJ; Caetano Ernesto da Fonseca Costa, diretor-geral da EMERJ; Antonio Rulli Junior, presidente do COPEDEM; Marco Villas Boas, vice-presidente do COPEDEM e o professor Luiz Roberto Liza Curi, conselheiro do Conselho Nacional de Educação - CNE.

O presidente do COPEDEM, desembargador Antonio Rulli Junior, abriu o encontro de diretores ressaltando que tem orgulho das Escolas Estaduais da Magistratura, das quais a EMERJ é um exemplo. Enfatizou ainda que um dos compromissos do Colégio Permanente é a implantação de cursos de mestrado e doutorado.

O desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do TJRJ, disse que é uma honra participar da abertura do encontro, por coincidência, no Dia do Professor. E lembrou ainda a criação do COPEDEM, há 10 anos, pelo desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com o apoio dos desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho e Antonio Carlos Esteves Torres.

Já o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, diretor-geral da Escola, agradeceu por estar recebendo na EMERJ o 41º Encontro do COPEDEM e destacou a importância do evento, que promove uma troca de experiências, entre as Escolas.

Durante a solenidade de abertura, foram agraciados com a medalha Ministro Domingos Franciulli Neto os desembargadores Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e Caetano Ernesto da Fonseca Costa, e com a medalha Desembargador Paulo Ventura, os agraciados foram: desembargadores Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Antonio Rulli Junior e Marco Villas Boas, a senhora Maria Aparecida Ventura e o professor Luiz Roberto Liza Curi, conselheiro do CNE. Ainda foram contemplados com a medalha Desembargador Paulo Ventura todos os diretores de Escolas Estaduais da Magistratura.

Durante a realização do 41º Encontro do COPEDEM também serão discutidas diretrizes e propostas para as Escolas estaduais, e, no último dia, será elaborada a Carta do Rio de Janeiro, definindo as diretrizes firmadas durante o encontro.