Realizado entre os dias 28 e 29 de setembro em Florianópolis -SC, o LVI Encontro do Colégio Permanente dos Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura publicou em sua Carta de Florianópolis, discussões acerca dos avanços da Inteligência Artificial (IA) não como substituição da humanidade, mas como aliada na geração de conhecimentos e aprimoramento dos serviços públicos, as rotinas de trabalho e os procedimentos internos no Poder Judiciário.

O documento levanta também a discussão de que a evolução tecnológica passa por seis fases denominadas de 6Ds, que são a digitalização, decepção, disrupção, desmonetização, desmaterialização e democratização.

Durante dois dias, o LVI Encontro do Copedem aprofundou-se na discussão de tecnologias, inteligência artificial e temas de interesse comum das escolas da magistratura do país.

O Encontro também deu lugar à solenidade de concessão, pelo Copedem, da medalha de mérito acadêmico “Desembargador Antonio Rulli Junior", honraria que prestigiou os desembargadores João Henrique Blasi (presidente do TJSC), Luiz Antônio Zanini Fornerolli (diretor-executivo da Academia Judicial) e Paulo Henrique Moritz Martins da Silva (ex-diretor-executivo da Academia Judicial). A medalha consagrou, ainda, o trabalho do juiz de direito Maximiliano Losso Bunn (diretor-geral da Esmesc) e do professor Paulo Márcio Cruz (coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali).

Para acessar a Carta de Florianópolis, clique aqui.