Em visita a Brasília-DF, o desembargador Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e a diretora executiva da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, Ana Beatriz de Oliveira Pretto realizaram uma visita estratégica à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), para tratar sobre diálogos técnicos. O objetivo principal foi fortalecer parcerias e discutir iniciativas conjuntas para aprimorar a formação dos(as) magistrados(as) em todo o país.

Na Enfam, o presidente do Copedem foi recebido pelo secretário executivo Fabiano da Rosa Tesolin e pela doutora Júlia Maurmann Ximenes. O foco principal foi o funcionamento da Rede Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Renejum). Durante o encontro, foi enfatizada a importância do compartilhamento de cursos entre as diversas escolas judiciais, bem como a divulgação de publicações científicas, como revistas especializadas, visando promover o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre os(as) magistrados(as) de todo o país.

Além disso, o presidente do Copedem relatou sobre a finalização dos estudos de atualização das diretrizes do curso de formação inicial de magistrados(as). Essas diretrizes são fundamentais para garantir a qualidade e a uniformidade dos programas oferecidos pelas escolas judiciais e da magistratura em todo o território nacional.

Posteriormente, a comitiva do Copedem e Esmat dirigiu-se ao Superior Tribunal de Justiça, onde foram recebidos pelo ministro Mauro Campbell, diretor geral da Enfam. Na ocasião, expressaram gratidão pela parceria existente entre a Enfam e o Copedem e deram início ao planejamento de uma importante reunião. Essa reunião, prevista para o início do próximo semestre, contará com a participação de todos(as) os(as) diretores(as) das escolas judiciais e da magistratura, e será realizada na sede da Enfam. O objetivo é promover um espaço de diálogo e de colaboração entre as instituições, com vista ao aprimoramento contínuo da formação dos(as) magistrados(as) e a disseminação das melhores práticas no exercício da magistratura em todo o Brasil.