Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, magistrados brasileiros participarão de um curso imersivo em tecnologia da informação na sede mundial da Microsoft, em Seattle, nos Estados Unidos. A capacitação, promovida pelo Colégio Permanente dos Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) em parceria com a Microsoft, abordará o potencial da inteligência artificial, mecanismos de cibersegurança, uso de ambientes híbridos para audiências e ferramentas de acessibilidade, visando à modernização do sistema judiciário brasileiro.

A expectativa é que o curso proporcione uma visão abrangente das ferramentas da Microsoft e do potencial da IA, capacitando os magistrados a implementar soluções inovadoras em seus tribunais. Nesta segunda-feira (17), durante reunião em Brasília com a presença de Carlos Augusto Marques, Executivo de Governo da Microsoft, foram definidas as últimas etapas para a realização da atividade. Na ocasião, o Executivo destacou a importância da parceria com o Judiciário brasileiro e o impacto do curso para a transformação digital no setor.

O curso garantirá que a transformação digital do Poder Judiciário seja inclusiva e segura, permitindo que os magistrados adquiram conhecimento sobre novas tecnologias e ferramentas que modernizem e assim, tornem mais eficiente a prestação jurisdicional no Brasil.

Para o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, a capacitação proporcionará aos magistrados brasileiros uma maior adaptação ao uso da IA. "Com um cronograma dinâmico, nosso objetivo é aprofundar o conhecimento no uso das ferramentas da Microsoft para aprimorar a prestação jurisdicional em todo o Brasil com o auxílio da Inteligência Artificial e demais atualizações digitais", afirmou o Desembargador.

Parceria

A parceria entre o Judiciário brasileiro e a Microsoft representa um marco na busca por soluções tecnológicas que otimizem o trabalho dos profissionais do direito e agilizem os processos judiciais. A iniciativa reforça o compromisso da Microsoft com o desenvolvimento do setor público brasileiro, oferecendo soluções tecnológicas avançadas para aprimorar os serviços prestados à população.