De 10 a 12 de abril, o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) realiza, no Hotel Windsor Marapendi, no Rio de Janeiro, o Congresso Copedem 2025, com o tema “Construindo o futuro com tecnologias inteligentes: perspectivas contemporâneas no desenvolvimento do sistema judicial, do direito e dos negócios”.

O evento reunirá especialistas do Brasil e do exterior, membros do Judiciário, da academia, da iniciativa privada e de instituições parceiras, em uma programação intensa que abordará as transformações promovidas pela Inteligência Artificial (IA) e por novas tecnologias em diferentes frentes do sistema de justiça.

Entre os temas que estarão em pauta estão:
•    IA generativa e tomada de decisões judiciais
•    Ética, responsabilidade e regulação da IA
•    Cibersegurança, privacidade e proteção de dados
•    Inovações no setor jurídico, financeiro, agro e da saúde
•    Blockchain, contratos inteligentes e novos modelos de negócio
•    Formação tecnológica nas escolas da magistratura

Para o desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o Congresso representa uma oportunidade ímpar de integração entre saberes e setores.

“Eventos como este são fundamentais para refletirmos sobre o impacto das tecnologias emergentes na justiça e pensarmos juntos soluções regulatórias, pedagógicas e institucionais. A inteligência artificial deve estar a serviço da cidadania e do fortalecimento da democracia”, compartilhou.

O evento é coordenado pelo Centro de Memória Jurídica, Memory, e conta com o apoio de instituições como o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Escola Nacional da Magistratura (ENM), Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Justiça do Trabalho, Esmat e universidades.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis na plataforma Sympla. Clique aqui e confira.