O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e a diretora da Escola Superior da Magistratura (Esma), desembargador Maria das Graças Morais Guedes, receberam a medalha ‘Ministro Domingos Franciulli Neto’ e o Diploma do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).

A outorga foi entregue, nesta quinta-feira (10), na abertura do 42º Copedem, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma) ‘Desembargador Sebastião Sinval Fernandes’, em João Pessoa.

Também recebeu a condecoração o desembargador Almir Carneiro da Fonseca, fundador da instituição de ensino. Neste caso, o juiz Almir Carneiro Filho (filho do homenageado), da 6ª Vara de Família da Capital, recebeu em nome da família.

A outorga aos três magistrados, proposta pelo Colégio de Diretores de Escolas e pela Esma, é decorrente dos relevantes serviços prestados, no fortalecimento e na disseminação do ensino jurídico.

“Posso afirmar aos senhores que o sentimento de gratidão é duplo: primeiro agradeço em meu nome, de forma pessoal, pela honraria; segundo, de forma mais ampla, quero agradecer em nome do Poder Judiciário estadual, do Tribunal de Justiça da Paraíba, que tenho a honra de presidir”, disse o desembargador Marcos Cavalcanti ao receber a honraria.

A diretora da Escola, desembargadora Maria das Graças, dedicou a comenda a todos que assim como ela acreditam na importância da Esma e reconhecem seu papel indispensável para a magistratura.

Já o juiz Almir Filho falou que “é com enorme satisfação” que a família recebe a homenagem. “Meu pai tinha um grande poder de enxergar além do tempo”, disse o juiz Almir Filho.

Fundada há mais de três décadas, a Esma foi a segunda escola da magistratura fundada no país, com o propósito na formação e no aperfeiçoamento de magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual, além de oportunizar o aprofundamento do conhecimento aos bacharéis em Direito interessados no ingresso na carreira da Magistratura.

A medalha ‘Ministro Domingos Franciulli Neto’, que foi instituída pelo Copedem em 2006, é destinada a homenagear personalidades em razão de relevantes serviços prestados à cultura Jurídica e ao Poder Judiciário.

Por Marcus Vinícius

Fonte:http://esma.tjpb.jus.br