Os debates da sustentabilidade no campo, a preocupação com o Meio Ambiente, as emergências climáticas, os desafios da saúde suplementar e os avanços da inteligência artificial na área da Saúde e nos demais segmentos econômicos foram discutidos no terceiro dia do Seminário “Os novos rumos da economia global”.  Durante três dias, demais temas, como previdência, financiamento de litígios e relações trabalhistas foram discutidos por renomados pesquisadores e profissionais das áreas econômicas, jurídicas, ambientais e sociais. 

Dentre as autoridades presentes, a programação do último dia contou com a presença dos ministros Artur Vidigal de Oliveira, do STM, e dos ministros Antônio Saldanha Palheiro, Marcos Buzzi e Luís Felipe Salomão, do STJ. Também esteve presente a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. 

Em sua fala de encerramento, o desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem, reforçou a dinâmica de assuntos dos painéis, lembrando dos avanços da utilização da inteligência artificial generativa no âmbito do Poder Judiciário como ferramenta de trabalho. “É preciso atuar com toda ética e cautela necessárias, mas evidentemente sem perder o bonde da história. Essa questão é muito complexa, precisamos ter o cuidado, mas não podemos deixar de usá-las. Nós já estamos em alto-mar, não tem como mais retornar”, argumentou.  

Seminário

O Seminário foi organizado pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e contou com apoio institucional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam), Escola Nacional da Magistratura (ENM), sob a coordenação da Memory e Compedium.

As gravações do seminário na integra, estão disponíveis no canal do Youtube do Copedem. Confira.