Nos dias 25 e 26 de fevereiro, foi realizada, na Escola Paulista da Magistratura, a primeira reunião da Comissão de Estudos do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que tem como objetivo definir a pauta do próximo encontro do Colégio, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de março, em Macapá (AP).

A reunião teve a participação dos desembargadores Antonio Rulli Junior, diretor da EPM e presidente do Copedem; Luiz Edmundo Marrey Uint, coordenador de relações acadêmicas da EPM; Marco Antony Stevenson Villas Boas, vice-diretor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e secretário da Comissão; Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, diretor da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj); Jaime Ramos, diretor da Academia Judicial do Poder Judiciário Catarinense; e Márcio Vidal, vice-diretor da Escola Superior da Magistratura do Mato Grosso(Esmagis/MT).

Entre os principais pontos em debate, estavam as diretrizes a serem implementadas nos cursos de aperfeiçoamento, de acordo com os critérios estabelecidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), e o registro das escolas de magistratura no MEC e nos conselhos estaduais de educação para oferta de cursos de pós-graduação.

De acordo com o desembargador Marco Villas Boas, durante a reunião, foram elaborados os primeiros projetos de coordenação estratégica do Copedem, que serão levados a plenário no próximo encontro do Colégio para definir ações a serem adotadas pelas escolas. “Decidimos criar um banco de projetos, com interface amigável e gestores para consolidá-los, que servirão para a elaboração de um projeto prioritário”, explicou, acrescentando que estará, também, na pauta, a criação de um sistema de acompanhamento para a implementação de recursos tecnológicos nas escolas – entre eles, a ferramenta da videoconferência, utilizada no ensino a distância.

Marco Villas Boas lembrou que a Comissão – presidida pelo desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves, ex-diretor da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape) – foi criada para atender às deliberações do XIX Encontro do Copedem, realizado no último mês de novembro, em Manaus (AM). “Nesse encontro, os integrantes do Colégio decidiram conhecer melhor a estrutura de funcionamento das escolas, suas ações estratégicas e dotação orçamentária. Para isso, marcamos essa reunião, que prossegue no dia 26, para coleta de dados sobre as escolas e estabelecimento de um critério básico de ações a serem desenvolvidas e de orçamento necessário para sua execução”, explicou.

Ele ressaltou que o objetivo é levar subsídios para o Copedem, de forma a ampliar o intercâmbio de informações entre as escolas. “Esse aumento de conhecimento permitirá maior padronização e uma atuação mais próxima das escolas, bem como a racionalização de recursos, aproveitando o que há de melhor em cada escola, para estabelecer um plano básico de ação”, afirmou.

Acrescentou, ainda, que a meta da Comissão é a implementação do planejamento estratégico: “Queremos incentivar as escolas a definirem seu direcionamento institucional, missão, visão de futuro e valores, para que possam se adequar e se estruturar como instituições de ensino superior, buscando o reconhecimento no conselho federal e nos conselhos estaduais de educação – inclusive, no Capes – para que possam ministrar cursos de pós-graduação”, explicou, frisando que o objetivo principal é oferecer oportunidades, sem impor ações ou fazer exigências às escolas. “O Copedem tem como princípio o respeito mútuo e o apreço entre seus integrantes, que é o que permite que a Escola do Tocantins possa dialogar em igualdade de condições com a Escola Paulista, que é uma das mais antigas e experientes”, concluiu.