A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) promoveu um webinário histórico sobre os 200 anos de Constitucionalização do Brasil, com foco no nascimento dos tribunais. O evento, que reuniu renomados especialistas e juristas, destacou a evolução do sistema judicial brasileiro desde a promulgação da primeira Constituição, em 1824.

Mediado pelo desembargador Marco Villas Boas, presidente do Colégio dos Diretores da Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), o webinário foi conduzido pelo desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas, diretor da Escola Judicial de Goiás (Ejug). O evento teve como palestrante o desembargador Caetano Levi Lopes, diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e como debatedores os desembargadores Lidivaldo Britto, da Unicorp/BA; e Rogério Garcia, da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef/MG).

Durante o webinário, foram abordados temas como a importância dos tribunais na consolidação do Estado de Direito, os desafios enfrentados ao longo dos anos e o papel fundamental dos magistrados na interpretação e aplicação das leis. O webinário foi também uma oportunidade única para refletir sobre a história e o papel dos tribunais na construção do Brasil como nação democrática e de direito, contribuindo para o aprimoramento do sistema judicial brasileiro.