Começou na noite dessa quarta-feira (11 de dezembro) o 58º Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), que vai até sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães. O evento tem como tema “Soluções Alternativas de Conflito na Era da Inteligência Artificial Generativa” e aborda as inovações e os desafios que a tecnologia impõe aos métodos de resolução de conflitos.
Realizado pelo Copedem em parceria com a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e apoio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o encontro terá programação composta por seis painéis e, ao final, será feita a leitura da Carta de Mato Grosso, documento que resume os principais pontos deliberados pelos integrantes do Colégio e que reafirma o compromisso das escolas judiciais com a modernização e a eficiência do Poder Judiciário brasileiro.
Presidente do Copedem e diretor da Esmat, o desembargador Marco Villas Boas, anunciou a assinatura de um convênio com a empresa Microsoft para capacitar magistrados em todo o país no âmbito da inteligência artificial. “Algo inédito que o Copedem oferece juntamente com a Microsoft para que avancemos nos estudos da inteligência artificial, compreendamos melhor a sua utilização e usemos com segurança essa ferramenta incrível que veio para poder melhorar as nossas atividades judiciais”.
Conforme o desembargador, a iniciativa se faz necessária diante dos impactos que a IA generativa representa para o Judiciário. “Nos trouxe enormes potencialidades para uso na jurisdição, mas também representa riscos. Em razão de tudo isso, é objetivo nosso capacitar maciçamente magistrados e servidores do Poder Judiciário para compreenderem bem, para usar a inteligência artificial generativa com ética, responsabilidade e segurança”.
O magistrado destacou que, desde 2009, foi iniciada uma “jornada de implementação de diversos projetos audaciosos do Copedem” e que, desde então, tem refletido na evolução do Poder Judiciário.
“Essas evoluções e impactos nos trazem responsabilidades muito grandes em relação a direitos fundamentais e à modernização do Poder Judiciário para atender à necessidade de assegurar direitos das pessoas. E é nesse mundo supercomplexo da modernidade que o Copedem se impõe como fórum que chama ao debate e aperfeiçoamento não só dos magistrados individualmente, mas das escolas em sua gestão, na implementação de cursos específicos para poder aperfeiçoar melhor os magistrados e servidores e proporcionar essa visão ampla do que tem acontecido globalmente”, disse.
Diretora-geral da Esmagis-MT, a desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, pontuou a importância do Encontro do Copedem. “Aqui a gente discute o que é melhor para a magistratura. E este ano, o Copedem entendeu que a gente precisava conversar sobre a inteligência artificial. A ideia é difundir para que todos os estados repliquem e que a gente consiga melhorar a prestação jurisdicional usando aquela ferramenta que é a inteligência artificial”.
Também participam do evento o desembargador Márcio Vidal Vice-diretor da Esmagis-MT e coordenador do Centro de Estudos para a América Latina – desembargador Antonio Rulli Junior, e o desembargador Guiomar Teodoro Borges.
Homenagens
Na abertura do Encontro, autoridades que contribuíram para o aperfeiçoamento de magistrados e magistradas e com os objetivos do Copedem foram homenageadas com a Medalha do Mérito Acadêmico “Desembargador Antônio Rulli Júnior.
Receberam a condecoração a desembargadora Clarice Claudino da Silva, na ocasião representada pelo desembargador Guiomar Borges; a vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, cuja medalha foi entregue nas mãos do desembargador Márcio Vidal; ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, cuja medalha foi entregue ao desembargador Guiomar; a diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos; o vice-diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Márcio Vidal; e o desembargador aposentado João Antônio Neto, cuja medalha foi recebida pela desembargadora Helena Maria.
A diretora-executiva da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), Ana Beatriz de Oliveira Pretto, recebeu uma Moção de Aplauso em razão do apoio incondicional nos eventos acadêmicos do Copedem, realizados para os diretores das Escolas Estaduais de todo o Brasil e suas equipes.
Acesse mais fotos no Flickr do TJMT
Fotos: Ednilson Aguiar
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br