Entre os dias 19 e 21 de abril, Brasília será a sede do XXVII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistrados – Copedem.
O evento será organizado em parceria com o Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro e a Escola de Administração Judiciária do Distrito Federal e dos Territórios, que tem como Diretor Geral o Desembargador Mário Machado Vieira Netto.
A abertura oficial dar-se-á em 19 de abril, no auditório do Superior Tribunal de Justiça, às 19 horas, com a presença do Ministro Asfor Rocha, Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM. No dia 20, iniciar-se-á a programação com a palestra sobre “Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura Brasileira”, proferida pelo Desembargador Marco Villas Boas, Vice-Presidente do Copedem, Presidente do TRE-TO, Presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil e Diretor Geral da ESMAT.
No período vespertino, como ponto alto do evento, os Diretores ouvirão o Ministro Gilson Longaro Dipp, Presidente da Comissão de Reforma do Código Penal Brasileiro e Vice-Diretor Geral da ENFAM, palestrar sobre a “Reforma do Código Penal Brasileiro.” No dia 21 de abril, a programação seguirá com debates de demais assuntos pertinentes à condução das atividades das escolas, e o evento se encerrará com a redação da Carta de Brasília, e, após, um almoço.
Criado em julho de 2005, o Copedem visa promover a defesa dos princípios, das prerrogativas, da independência e das funções institucionais das escolas estaduais da magistratura, bem como a integração e o aumento do intercâmbio entre estas instituições, de forma a uniformizar atividades didáticas e acadêmicas e trocar experiências administrativas e culturais entre os participantes.