O presidente do Copedem, desembargador Antonio Rulli Júnior, participa, nos dias 21, 22 e 23 de junho, na cidade do Porto, em Portugal, do V Congresso Internacional de Direito e Economia.
A relação entre a economia e a justiça é fundamental para a vida das pessoas e das comunidades. Este é também um tema essencial para o processo de construção de uma comunidade de países, como a CPLP, sedimentada numa língua comum que é o português.
O objetivo do encontro é o de refletir em conjunto a justiça e a economia no quadro internacional de cooperação desses países, com vista a traçar o melhor enquadramento jurídico e institucional para as diversas dimensões de cooperação da justiça nesse espaço dos países de Língua Portuguesa: direito e economia, acesso ao direito, Estado de direito, sistemas de justiça e meios de resolução dos litígios (incluindo a arbitragem), formação judiciária, administração da justiça e organização do sistema judicial.
São esses os assuntos fundamentais de discussão trazidos à discussão neste V Congresso Internacional de Direito (CID), pela Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa em colaboração com diversas instituições políticas, judiciárias e acadêmicas do espaço CPLP.