Em reconhecimento pelos méritos e relevantes serviços prestados ao ensino, pesquisa e aprimoramento da Magistratura brasileira, o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e presidente do Colégio Permanente dos Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), foi laureado nesta terça-feira (10/2) em Brasília-DF, com a Medalha de Mérito da Escola Nacional da Magistratura (ENM). A concessão da Medalha tem o objetivo de agraciar pessoas naturais e jurídicas, nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos e relevantes serviços prestados ao ensino, pesquisa e aprimoramento da Magistratura brasileira, mereçam a distinção.

A Medalha de Mérito da ENM é uma das mais importantes condecorações no âmbito da Magistratura brasileira, sendo destinada a personalidades que se destacaram por sua contribuição para o aprimoramento da Justiça e do Poder Judiciário.
Para o diretor geral da Esmat, o reconhecimento se faz presente pelos anos de investimento na formação e na capacitação dos(as) magistrados(as) tocantinenses. “Ao longo de mais de duas décadas, a Esmat investiu em capacitações acadêmicas com temas atuais, em consonância com os debates nacionais, o que fez com que se destacasse na excelência da formação dos(as) magistrados(as) tocantinenses. E os resultados são visíveis, não só na melhoria da prestação jurisdicional para a comunidade, mas também nos programas lato e stricto sensu que desempenha e que agora em 2025 contará com o primeiro programa de Doutorado próprio, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Tocantins”, afirmou.
Sobre o Copedem o desembargador ressaltou que a honraria sedimenta o esforço do Colégio em buscar mecanismos de aprimoramento acadêmico dos magistrados brasileiros (as). “Um dos nossos objetivos frente ao Copedem é justamente na equidade no processo de compartilhamento de conhecimentos, abrangendo escolas da magistratura de todas as regiões do Brasil”, argumentou.

Sobre a homenagem

A honraria foi concedida pela ENM na pessoa do desembargador Nelson Messias de Morais, diretor-presidente, como também na pessoa do magistrado Frederico Mendes Júnior, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A outorga da Medalha de Mérito da ENM ao desembargador Marco Villas Boas representa um reconhecimento ao seu trabalho e dedicação à Magistratura, bem como ao seu compromisso com a formação e o aprimoramento dos juízes e juízas tocantinenses.