A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) inaugurou nesta quinta-feira (6), sua sede revitalizada, um novo capítulo na busca pela formação constante de magistrados e servidores do judiciário acreano. A revitalização da Esjud contou com o apoio fundamental do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e da Escola da Magistratura do Tocantins (Esmat). O presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, e a diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz De Oliveira Pretto, estiveram presentes na cerimônia, evidenciando a importância da colaboração entre instituições para o aprimoramento do ensino jurídico.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e o governador do Acre, Gladson Cameli, ambos em participação virtual. O senador Alan Rick e o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat e presidente do Copedem também prestigiaram a cerimônia. Na ocasião, a desembargadora Regina Ferrari foi homenageada com a Medalha do Mérito Jorge Arakem, concedida pelo Órgão de Ensino do TJAC. A comenda também foi concedida ao diretor da EMES, desembargador Júlio César de Oliveira.

Para o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, a revitalização das estruturas acadêmicas da Esjud representam o empenho do Poder Judiciário do Acre em seguir buscando mecanismos de atualização e capacitação acadêmica dos magistrados (as) e servidores (as) do Acre. “Estes investimentos nos deixam otimistas de que estas ações, aliadas às parcerias com demais escolas e universidades formarão magistrados e servidores atualizados com as demandas urgentes da sociedade. Para nós do Copedem é com grande satisfação que participamos nesta fase evolutiva da Escola do Poder Judiciário do Acre”, afirmou.

Também na ocasião, o presidente do Copedem ressaltou o empenho da presidente do TJAC, desembargada Regina Ferrari na execução dos trabalhos de revitalização da Esjud. “Como representante de um colegiado preocupado na qualidade acadêmica dos cursos oferecidos a magistrados e servidores, o trabalho da desembargadora Regina Ferrari frente às melhorias na qualidade do ensino, reflete a preocupação com a evolução acadêmica e também na prestação jurisdicional com excelência, fato que se reflete na satisfação dos usuários do sistema de Justiça”, argumentou.