Realizado neste 10 de abril em Brasília – DF, o Clube do Exército celebrou os 216 anos da Justiça Militar da União (JMU), marcada pela entrega das comendas da Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM). O evento, que marca uma data tão significativa para a justiça militar brasileira, foi conduzido pelo chanceler da Ordem, o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Tenente Brigadeiro do Ar, Francisco Joseli Parente Camelo.

Destaca-se ainda que o presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), desembargador Marco Villas Boas, como um dos agraciados com a comenda da OMJM, homenageado pelo ministro do STM Artur Vidigal em reconhecimento à sua notável contribuição para a formação acadêmica da magistratura brasileira e seu compromisso com a ética e a justiça.

A Ordem do Mérito Judiciário Militar é concedida a integrantes da justiça militar da união e também a magistrados, juristas, integrantes do ministério publico, da defensoria publica da união, da advocacia-geral da união, das forças armadas e de outras instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que pelo serviços prestados, se tenham tornado credoras de homenagem da justiça militar da união.

A OMJM, instituída pelo STM em 12 de junho de 1957, tem como propósito homenagear pessoas e instituições, sejam públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, por meio da concessão de insígnias nos graus de Grã-Cruz, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.

A solenidade representa um reconhecimento para todos os homenageados, destacando a importância da Justiça Militar da União e seu papel fundamental na preservação da ordem e da segurança jurídica no país.

Homenageados

Neste ano, a edição da OMJM contemplou diversas personalidades e instituições de destaque, sendo agraciados com o mais alto grau da comenda, a Grã-Cruz, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin e Flávio Dino, além do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet. Quatro instituições também foram homenageadas com a comenda: o Navio-Veleiro Cisne Branco, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) e a Associação Ordem das Altaneiras.