O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) participou, na terça (23) e quarta-feira (24), do LIII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). Representaram o Judiciário baiano o Diretor-Geral da Universidade Corporativa (Unicorp) do PJBA, Desembargador Mário Albiani Júnior; a Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Juíza Rita Ramos; o Coordenador-Geral da Unicorp, Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira; o Diretor em exercício da Escola da Magistratura da Bahia (Emab), Juiz Rosalvo Augusto Vieira; e o Secretário-Geral da Unicorp, Marcus Vinicius Fernandes.

O evento aconteceu em modalidade presencial, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e promoveu debates em torno do tema “As escolas judiciais no mundo pós-pandemia”. A Carta do Rio de Janeiro, elaborada durante o encontro, foi publicada na quarta-feira (24). Entre os pontos deliberados no documento está a parabenização da Emab por seus 40 anos de fundação.

Clique aqui e leia a Carta do Rio de Janeiro na íntegra

Presidente do Copedem e Diretor-Geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o Desembargador Marco Villas Boas ressaltou, na oportunidade, o trabalho desenvolvido pela Emab e agradeceu aos colegas baianos pela participação no evento e pela contribuição dada com vistas ao aprimoramento das Escolas Judiciais e, consequentemente, da prestação jurisdicional.


As congratulações destinadas
à Escola da Magistratura da Bahia por seus 40 anos de existência foram motivo de muita satisfação para o Diretor em exercício, Juiz Rosalvo Augusto Vieira, que externou sua alegria por tal reconhecimento.


A importância do evento foi destacada pela Desembargadora Cristina Tereza Gaulia, Vice-Presidente do Copedem e Diretora-Geral da Emerj. A magistrada defendeu a necessidade da união de esforços para, de fato, construir um Judiciário com “efetivo poder de transformação social”.


À frente da Universidade Corporativa do PJBA,
– a qual promove, no âmbito do Judiciário baiano, ações educativas voltadas à capacitação e ao aperfeiçoamento de magistrados e de servidores, bem como iniciativas destinadas ao público externo – o Desembargador Mário Albiani Júnior avaliou positivamente o Encontro, ressaltando importantes proposições que deverão ser implementadas.


Coordenador-Geral da Unicorp, o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira igualmente avaliou de forma positiva o evento, salientando a importância “da construção de pontes entre as Escolas”.


Durante a solenidade de abertura, o Diretor em exercício da Emab, Juiz Rosalvo Augusto, condecorou o Desembargador Marco Villas Boas com a Medalha Desembargador Mário Augusto Albiani. Além dele, a Desembargadora Cristina Tereza Gaulia; o Desembargador Caetano Levi Lopes, Diretor Presidente da Escola Nacional de Magistrados (ENM); e o Juiz Marcelo Piragibe, Diretor Artístico do Instituto dos Magistrados do Brasil-IMB, também receberam a medalha.

Texto: Ascom TJBA | com informação do Instituto dos Magistrados do Brasil