O XXXI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais de Magistratura (COPEDEM) será realizado de 16 a 19 de maio deste ano, em Recife (PE). 

A trigésima primeira edição do encontro vai tratar da autonomia orçamentária, financeira e de gestão das Escolas Judiciais e de Magistratura com ênfase em “A obrigatoriedade dos cursos de aperfeiçoamento”. A abertura, no dia 16 de maio, às 19h, será com a conferência a respeito do tema acima proferida pela Ministra Eliana Calmon, seguida de apresentação cultural, às 20h, e de um jantar.

O programa oficial terá início na sexta-feira (17), às 9h, com a conferência “Gestão estratégica das Escolas Judiciais e de Magistratura – A Resolução nº 159/2012 CNJ – Alinhamento institucional e estratégico comuns para o desenvolvimento de projetos das Escolas”, apresentada pelo Desembargador Fernando Cerqueira.

Em seguida, o Conselheiro José Lúcio Munhoz (CNJ) vai falar sobre “A obrigatoriedade dos cursos de formação e aperfeiçoamento para magistrados”.

Ainda pela manhã, será proferida a conferência “Formação de magistrados”, pelo Conselheiro José Mouraz, do Tribunal de Contas de Portugal e Presidente da Associação dos Juízes Portugueses.

Após o almoço, os trabalhos serão retomados, com conferência ministrada pelo Ministro Francisco Falcão, sobre a “A limitação de patrocínio para eventos promovidos por órgãos ou entidades do Judiciário”.

O Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Juiz Roberto Portugal Bacellar, fecha os trabalhos do dia, proferindo palestra sobre “A excelência de ensino: a natureza didática e administrativa da Enfam”.

O encerramento do encontro será no sábado (18), às 9h, enfocando o tema “A importância da formação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores pela Escolas Judiciais ou de Magistratura e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud)”, palestra proferida pelo Ministro João Otávio de Noronha.

Veja aqui a programação completa do COPEDEM.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMB