Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura de todo o Brasil participaram na noite desta quinta-feira, (11), no Salão Nobre do Tribunal de Justiça, da abertura oficial do XXXVIII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, COPEDEM. O evento segue até sábado (13), no auditório da Corregedoria Geral da Justiça. A saudação inicial ficou por conta do juiz Sérgio Ricardo de Souza, Diretor da Escola Superior da Magistratura (Esmages), destacando que o evento irá discutir temas relevantes para o aperfeiçoamento da magistratura.
Em nome do Tribunal de Justiça falou a vice-presidente desta Corte, desembargadora Catharina Maria Novaes Barcellos, que ressaltou a importância das Escolas compartilharem o conhecimento com muita honraria. A desembargadora Catharina também elogiou a capacidade intelectual e a dignidade moral do desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, diretor da Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes).
O desembargador Samuel ressaltou que o evento permite alinhar a metodologia das escolas, além de discutir e aprimorar todas as técnicas de construção do saber. “Este Colégio Permanente de Diretores de Escolas da Magistratura tem como escopo estabelecer as estratégias da formação continuada de magistrados e servidores”, destacou o desembargador. Os desembargadores Samuel, Fernando Bravin, William Couto Gonçalves e Willian Silva, esses três últimos na qualidade de ex-presidentes da EMES, foram homenageados pelo COPEDEM, com a medalha “Ministro Domingos Franciulli Netto”.
A medalha do mérito, “Ministro Domingos Franciulli Netto”, conferida pela COPEDEM, foi instituída em 2006 para homenagear o saudoso ministro Domingos Franciulli Netto, patrono do Colégio Permanente. A honraria é destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Poder Judiciário. Outros magistrados do país também receberam a honraria na abertura do evento.
A conferência de abertura com o tema “O Ensino Profissionalizante nas Escolas de Governo” foi conduzida pelo conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) Luiz Roberto Liza Curi e teve como debatedores o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) Luiz Edmundo Marrey Uint, e o diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), desembargador Claudio Dell’Orto.
O CEO de Aços Planos América do Sul e o gerente de Comunicação e Imagem da ArcelorMittal Tubarão também foram condecorados com a medalha da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages).
Na sexta-feira (12), a primeira conferência será conduzida pelo desembargador do TJSP Antônio Rulli Júnior, que falará sobre “As Escolas de Magistratura e a Formação Profissionalizante”. “O credenciamento de Cursos de Aperfeiçoamento pela Enfam: uma missão constitucional da Enfam” será tema da segunda conferência do dia, proferida pela secretária executiva da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Maria Raimunda Mendes da Veiga. O vice-diretor presidente da ENM, Marcelo Piragibe, também participará da discussão.
À tarde, a conferência de encerramento “Consequencialismo Judicial e Desenvolvimento Sustentável” será ministrada pelo desembargador Claudio Dell’Orto (ENM), com a participação do desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint (TJSP).
No dia 13 de dezembro, haverá a aprovação do calendário do COPEDEM para 2015 e a elaboração e assinatura da Carta de Vitória.
Texto:
Elza Silva / Andréa Resende - Assessoria de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
Telefones: (027) 3334 2261 ou 3334 2262
Vitória, 11 de dezembro de 2014