Até o próximo sábado (30/8) magistrados de todo o país estarão reunidos em Palmas para debater diferentes aspectos da Educação à Distância (EAD). A temática foi a escolhida para ser tratada durante XXXVII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura - Copedem. O evento, aberto na noite desta quinta-feira (28/8), está sendo realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense - Esmat. Além de renomados palestrantes, o encontro contará com a presença do ministro Ricardo Lewandowski, presidente eleito do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.
Na abertura a presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente falou da importância das escolas da magistratura para o desenvolvimento do judiciário brasileiro. "É na formação técnica e humanística que alcançamos uma prestação jurisdicional mais completa, mais célere e mais justa".Na oportunidade a presidente assinou o Decreto Judiciário 277 instituindo formalmente as telessalas no âmbito do Poder Judiciário do Tocantins.
A magistrada também ressaltou a relevância do tema e os avanços alcançados pela Esmat no ensino à distância. "É com muito orgulho que registro nosso avanço nessa modalidade de ensino, como instrumento para interligar as comarcas à Esmat, eliminando a barreira de tempo e espaço e, principalmente, democratizando o acesso de magistrados e servidores aos cursos ofertados", afirmou a desembargadora.
Ainda durante a abertura o diretor geral da Esmat e vice-presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, falou das vantagens com o uso da modalidade. "O EAD nos proporciona várias economias, tempo, recursos financeiros. O servidor não é retirado de sua comarca, não há pagamento de diárias, não há prejuízo na prestação jurisdicional, mas sim, o aprimoramento dos serviços públicos", declarou o desembargador.
Os avanços nas escolas da magistratura de todo o país foram apresentados pelo presidente do Copedem, desembargador de São Paulo Antônio Rulli Junior. "Nesses últimos anos tornamos nossas escolas fundamentais no aperfeiçoamento de servidores e magistrados, melhorando profundamente a prestação jurisdicional entregue à sociedade. As escolas da magistratura são muito importantes no processo educacional, principalmente com o uso da modalidade à distância", reforçou o magistrado.
Homenagens
A noite também foi marcada por homenagens, o desembargador Marco Villas Boas outorgou a medalha Mérito Acadêmico Drº Feliciano Machado Braga. A honraria foi entregue à presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, à presidente do TRE, desembargadora Jacqueline Adorno e ao presidente do Copedem, desembargador Antônio Rulli Junior. A medalha é destinada àqueles que colaborarem com a Escola e com o aperfeiçoamento do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. O presidente do Copedem também prestou homenagens com a entrega da Medalha Ministro Domingos Franciulli Netto, instituída pelo Colégio Permanente. Foram agraciados o vice-presidente do TJTO e presidente do Conselho Institucional e Acadêmico da Esmat, desembargador Jose de Moura Filho, o 2º diretor adjunto da Esmat, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto e o conselheiro do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação, Luiz Roberto Liza Curi. A medalha é destinada a personalidades em razão de relevantes serviços prestados ao aprimoramento do ensino jurídico e à melhoria da prestação jurisdicional.
Palestra de Abertura
A palestra de abertura do Copedem ficou as cargo do conselheiro do Conselho Nacional de Educação e do Ministério da Educação, Luiz Roberto Liza Curi. Com o tema "As Novas Diretrizes da Educação à Distância", apresentou aos participantes um panorama da educação no país, com foco especial na modalidade EAD. De acordo com o conselheiro existem hoje no Brasil 31.866 cursos de graduação, desse total 16% são à distância. "A Educação na modalidade EAD propõe economia diversas pára quem oferta e para quem recebe. A tecnologia tem um papel fundamental no aperfeiçoamento inclusive dos professores, mas a expansão não pode ter foco na matrícula e sim na qualidade", afirmou o palestrante. Luiz Cruri ainda elogiou o trabalho desenvolvido pela Escola da Magistratura Tocantinense, "parabéns, vocês estão colocando o setor à serviço da educação".
Copedem
Criado em 2005 o Colégio é um fórum permanente de discussão sobre as experiências das Escolas de Magistratura dos Tribunais Estaduais.
O Encontro é considerado um importante espaço para debates e troca de experiências, com o propósito de aproximar e alinhar as ações das Escolas da Magistratura, sempre com vistas à excelência da prestação jurisdicional.
Além de defender os princípios e funções de todas as Escolas, o Copedem uniformiza as atividades acadêmicas no estudo do Direito, colaborando para o desenvolvimento intelectual do magistrado e do servidor e para o fortalecimento das respectivas instituições.
Com o fito de integrar as Escolas Judiciais do país, o evento acontece no Tocantins, com o tema “O Ensino à Distância nas Escolas Judiciais e da Magistratura”.
O Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense vem alcançando, ao longo dos anos, o reconhecimento por seus importantes projetos de formação, capacitação e aperfeiçoamento em busca da melhoria da prestação jurisdicional.
Fonte : Ascom TJTO