A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) em parceria com o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e com a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) publicaram o livro Manual da Inteligência Artificial (IAGEN) nos tribunais, de autoria de Irving William Chaves Holanda, jurista e especialista em tecnologia.

Este manual abrangente e inovador oferece um guia prático e aprofundado sobre a aplicação da Inteligência Artificial Generativa (IAGEN) no âmbito jurídico, com foco especial em sua integração aos tribunais brasileiros. O livro aborda desde os conceitos básicos da IAGEN, como tokens, janelas de contexto e prompts, até tópicos mais complexos, como os desafios éticos e legais da IA no Judiciário e o impacto dessa tecnologia na duração razoável do processo. Além disso, o manual oferece um guia prático para a estruturação de prompts eficazes, com modelos específicos para diferentes áreas do Direito, e dicas para otimizar o uso de ferramentas como ChatGPT, Claude e Gemini na prática jurídica.

Sobre o autor

Irving William Chaves Holanda é mestre em Direito, pela Universidade Católica de Pernambuco, com foco em Cidadania Digital. É professor na Esmape, na Esmat e na Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco. Possui vasta experiência na área jurídica e especialização em Direito da Informática, Processo Civil, Constitucional e Administrativo.

Para acessar o livro, clique aqui.