O desembargador do Estado de São Paulo e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura - Copedem, Antônio Rulli Júnior, visitou nesta quinta-feira (10/4) o Nacom - Núcleo de Apoio às Comarcas do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. O coordenador do Núcleo, juiz Océlio Nobre, recebeu o desembargador, mostrou a estrutura e explicou o funcionamento do Projeto, instituído em 2013 pela presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente.

Integrando o Plano de Gestão 2013/2015, que tem foco na valorização da Justiça de 1º grau, o Nacom auxilia as comarcas em quatro frentes de trabalho, Apoio em Atos Cartorários; Apoio em Gabinete; Organização e Padronização e Digitalização e Inserção de Feitos no e-Proc. O trabalho é desenvolvido por quatro magistrados, dez servidores judiciais e 12 administrativos. Só em 2013 o Núcleo realizou mais de 76 mil procedimentos, dos quais, 3.867 foram atos judiciais, sendo 256 decisões, 2.223 sentenças e 1.388 despachos.

Ações que descongestionaram muitas comarcas e garantiram uma Justiça mais célere e eficaz para os tocantinenses que recorreram ao Poder Judiciário. “A iniciativa da presidente Ângela Prudente veio por meio de sua experiência como juíza e corregedora Geral de Justiça. Além disso, os juízes que auxiliam no Núcleo também cuidam nas comarcas de Varas Judiciais, vivenciando diretamente a realidade do 1ª Grau. O objetivo do Nacom é contribuir com o trabalho dos nossos colegas, um reforço que vem dando bons resultados, garantindo uma Justiça célere e eficaz ao cidadão”, explicou o juiz Océlio Nobre.

O desembargador Rulli ficou satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo Nacom e parabenizou o Tribunal de Justiça do Tocantins pela iniciativa. "Você agiliza os despachos, consequentemente agiliza o andamento do processo, reduzindo o prazo de audiência e de sentença, isso é realmente um grande avanço para o Judiciário. Vocês estão de parabéns!", afirmou.

Ascom:TJTO