Em visita ao Tocantins, o Presidente do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura – COPEDEM; Presidente da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa – UIJLP, e Diretor de Assuntos Internacionais da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, Desembargador Antonio Rulli Júnior, ao lado do Vice-Presidente e Diretor Geral da ESMAT, Desembargador Marco Villas Boas prestigiaram a posse do Juiz Helvécio de Brito Maia Neto, como Presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins – ASMETO.
A posse aconteceu na noite da última quarta-feira, 15 de fevereiro, na sede da ASMETO e reuniu magistrados de todo o Estado, profissionais do Direito de outros órgãos, autoridades e imprensa. Dentre os convidados, compuseram o dispositivo de honra, o Presidente da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais, Juiz Antonio Sbano; a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Jacqueline Adorno; o Diretor Geral da ESMAT, Desembargador Marco Villas Boas. O Desembargador Rulli, na ocasião, representou o Presidente da AMB, Desembargador Nelson Calandra. Após os discursos, as autoridades participaram do coquetel de confraternização.
Na manhã desta quinta-feira, a agenda do Diretor Geral da ESMAT; Presidente do TRE-TO; Vice-Presidente do COPEDEM, e Presidente dos Colégios de Presidentes dos TREs, Desembargador Marco Villas Boas, foi a de acompanhar o Presidente do COPEDEM, na visita do Embaixador da República do Sudão no Brasil, Abd Elghani Elnaim Awad Elkarim, que veio ao Tocantins para tratar de interesses em comum com o Estado. O Embaixador foi recepcionado pela Presidente do TJTO no prédio do Poder Judiciário.
Após a solenidade no TJTO, o Desembargador Rulli visitou a Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT ao lado do Desembargador Marco Villas Boas, e participou de uma gravação em que o Presidente fala sobre os avanços do Judiciário na era do conhecimento e faz um retrospecto nesse comparativo.
Durante a gravação, o Presidente do COPEDEM ressaltou: “O Brasil vive um momento raro na história com Portugal através do Tocantins, especificamente da ESMAT. O pré-convênio assinado entre o COPEDEM, ESMAT e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – FDUC para um Mestrado Acadêmico é inédito, porque jamais houve um curso fora das portas da Universidade. Essa vitória é mérito da ESMAT, do Desembargador Marco Villas Boas e, em especial, do Poder Judiciário que, por meio de sua Presidente – Desembargadora Jacqueline Adorno –, respaldou esse ousado projeto. Sem esse apoio não teria sido possível.”
O Desembargador Rulli ressaltou ainda que o Tocantins em 5 anos terá um corpo docente preparado, formado por magistrados e servidores altamente capacitados. “A ESMAT é primorosa em estrutura, e o Desembargador Marco Villas Boas aproveita isso para desenvolver projetos que trazem melhoras contínuas para sua Escola e para as nossas escolas em toda a América Latina.” Finalizando, o Presidente elogiou a Diretora Executiva da ESMAT, Ana Beatriz Pretto, e todo o corpo técnico pelo excelente trabalho desenvolvido.
Para o Desembargador Marco Villas Boas, é uma honra receber na Escola tão conceituado Desembargador e ter a oportunidade de gravar uma aula em vídeo, pois acrescentará conhecimentos inestimáveis aos nossos magistrados e servidores.