Em Lisboa, nessa semana, o Diretor Geral da Esmat, Desembargador Marco Villas Boas cumpriu agenda na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), na Associação Sindical dos Juízes Portugueses e no Tribunal de Contas de Portugal.. 

Na FDUL, presidiu e foi debatedor em mesa científica, cujo conferencista foi o Professor Doutor José de Melo Alexandrino, o qual discorreu sobre "A liberdade de expressão e os seus limites". Além disso, o Diretor Geral da Esmat tem estabelecido entendimentos com a Universidade em busca de cooperação científica e acadêmica com o apoio da Universidade Federal do Tocantins. A proposta já tramita no Instituto de Direito Brasileiro, sob os auspícios do Professor Eduardo Vera-Cruz, seu atual presidente. Durante a visita o Desembargador Marco Villas Boas realizou encontro com o Desembargador Nuno Coelho, presidente da União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP), com quem discutiu as novas perspectivas para a formação de juízes e o aprimoramento do processo judicial. 

O Desembargador aproveitou, também, na condição de Vice-Presidente do Copedem, para dar encaminhamento, ao lado do Desembargador Ricardo Paes Barreto, Diretor Geral da Esmape, aos pleitos de constituição das bancas e designação das datas das provas do Mestrado. As perspectivas são as melhores. Em visita institucional a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), foi contemplado com o medalhão comemorativo ao Congresso Internacional dos Juízes realizado em Tróia, o qual lhe foi outorgado pelo Presidente, Conselheiro José Mouraz Lopes. O Desembargador Marco Villas Boas visitou, na oportunidade, o Tribunal de Contas de Portugal, onde formalizou a Mouraz Lopes o convite para ministrar conferência sobre fiscalização e controle da corrupção e efetivação dos direitos fundamentais.