Cumprindo agenda em Brasília, o presidente do COPEDEM, desembargador Marco Villas Boas, acompanhou na noite dessa quarta-feira (29/8) a posse  dos ministros João Otávio de Noronha e Maria Thereza de Assis Moura, na Presidência e Vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).  Na oportunidade, os ministros também  assumiram o comando do Conselho da Justiça Federal (CJF). Os novos dirigentes atuarão na Gestão 2018-2020 e substituem a ministra Laurita Vaz e o ministro Humberto Martins, respectivamente.

A cerimônia foi bastante concorrida reunindo diversas autoridades do executivo e judiciário de várias regiões do país. A nova administração do STJ foi eleita por aclamação pelo Pleno no dia 6 de junho. João Otávio de Noronha será o 18º presidente do STJ e estará à frente do Tribunal quando a instituição completar 30 anos de instalação – criada pela Constituição de 1988, a corte foi oficialmente instalada em 7 de abril de 1989.

Posse Corregedor Nacional de Justiça

Na última terça-feira (28/8), o presidente do Copedem também prestigiou na Capital federal a posse do ministro Humberto Martins, no cargo de Corregedor Nacional de Justiça. A solenidade, realizada na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi presidida pela ministra Cármen Lúcia, contando com a participação de inúmeras autoridades.  

A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do CNJ, atua na orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas à atividade correcional e ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais e juízos brasileiros. O principal objetivo é alcançar maior efetividade na prestação jurisdicional, atuando com base nos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Com Informações do STJ e CNJ