Começou na noite de ontem (22), em Foz do Iguaçu-PR, o XXXII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM), que traz como tema central a “Jurisdição nos Espaços de Integração”.
A palestra de abertura “Jurisdição nos Espaços de Integração”, foi proferida pelo Conselheiro José António Mouraz Lopes, Conselheiro do Tribunal de Contas de Portugal, presidente da ASJP e professor da Universidade de Coimbra.
Os trabalhos de hoje continuam com o Desembargador Jorge de Oliveira Vargas, doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná, proferindo a palestra “Transconstitucionalismo”. Na sequência, a Desembargadora Lenice Bodstein, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, abordará o tema “Jurisdição e Violência contra a mulher no Mercosul”.
Para o período da tarde, o Desembargador Marco Villas Boas, vice-presidente do COPEDEM, abordará sobre o “Tratado de Cooperação da Amazônia”, e na sequência a Doutora Maurinice Evaristo Wenceslau, professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com o tema “Infância e Trabalho: Princípios de Articulações”.
Por fim, o Desembargador Fernando Cerqueira, diretor-geral da Escola Judicial do Pernambuco, faz considerações sobre a “Resolução 170 do Conselho Nacional de Justiça”.
Fonte: Ascom TJ/MS