Em seguimento às discussões para a utilização e implementação da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) e à modernização do sistema judiciário brasileiro, o Colégio Permanente dos Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e a Microsoft América Latina se reuniram nesta quarta-feira (25), para iniciar as tratativas com o objetivo de firmar um protocolo de cooperação com a Microsoft América Latina e o Copedem visando a implementação de um Programa de Capacitação em Inteligência Artificial Generativa. Este projeto tem como objetivo preparar magistrados e servidores para utilizar tecnologias avançadas, promovendo a eficiência e a segurança nas atividades judiciais.
Durante a assinatura, o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, destacou a importância da inclusão e da atualização dos profissionais do judiciário. "O Copedem se tornou um espaço inclusivo e respeitado, e é fundamental que, através de nossas ações, possamos englobar não apenas a justiça estadual, mas também a trabalhista e a federal. Estamos aqui para abrir caminhos e horizontes, capacitando todos os atores do poder judiciário", afirmou.
A capacitação em IA generativa busca mitigar a insegurança informativa no judiciário brasileiro. Segundo o diretor de Indústria de Governo na Microsoft América Latina, Carlos Teixeira, a falta de conhecimento sobre essas novas tecnologias gera apreensão entre os profissionais. "Contar com o apoio do Copedem é essencial para abrir mentes e horizontes. É nosso objetivo equipar os magistrados e servidores com as ferramentas necessárias para que possam atuar com mais confiança e eficácia", ressaltou.
Desenvolvimento
O programa será estruturado em módulos que abrangem desde os conceitos básicos de IA até suas aplicações práticas no dia a dia das atividades judiciais. A proposta é que todos os magistrados brasileiros, independentemente da esfera de atuação, possam se beneficiar desse conhecimento, aprimorando a gestão dos processos e a tomada de decisões. Em agosto deste ano o Copedem realizou em Nova Iorque (EUA), um seminário sobre IA na sede da Microsoft na Times Square.
Participações
Além dos líderes da parceria, estiveram presentes os executivos da Microsoft Cristian Perrone, Ronan Damasco, Marcio Gonçalves, Camilla Rocha, Bruno Pavan, Regis de Gasperi, Ricardo Rosado e Ana Cassillas, a Diretora Executiva da Esmat, Ana Beatriz Pretto, os professores Ana Carla Bliacheriene, Coordenadora do Grupo de Pesquisas USP SmartCitiesBR, e Luciano Vieira de Araújo, Professor e Pesquisador do mesmo grupo e Lourdes Gonçalves, da Memory – Centro de Memória Jurídica.