Os desafios identificados pela população mundial ante a pandemia daCovid-19 e o cenário econômico e social do Brasil na maior crise sanitária do século foram os temas do primeiro dia do Seminário Juntos Vamos Desenvolver o Brasil, promovido pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM), que, devido às restrições de isolamento social, ocorre de maneira híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal de Youtube do Copedem.
O Evento conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e demais parceiros.
Subdividido em sete painéis (Saúde, Agro, Previdência, Energia, Perspectivas Econômicas, Trabalho e Justiça do Trabalho), na palestra de abertura, O Judiciário em tempo de pandemia – um desafio tecnológico –, o ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça, lembrou que a pandemia trouxe um problema estrutural na política econômica do Brasil, que só foi percebido quando o País necessitou de insumos na área da saúde importados de países asiáticos, principalmente da China. “Nós desestruturamos a nossa indústria para buscar o mais barato, esquecendo que um dia o mais barato poderia ficar o mais caro. Nós não tínhamos máscara porque a China as estava utilizando. Nós não tínhamos respiradores porque a China estava ocupando quase todo o estoque para uso interno e depois exportou para quem mais pagasse”, afirmou.
A Programação segue neste sábado (12) e contará com a palestra Pensando a saúde a partir da dimensão regulatória: desafios evidenciados pela Covid-19, a ser ministrada pelo professor doutor Oscar Cabrera, directorofthe O’Neill Instituteat Georgetown University. Participam o ministro João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça, e o desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem.