O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou com a Ordem do Infante Dom Henrique, o advogado tributarista, professor, escritor e jurista Ives Gandra da Silva Martins, que também tem nacionalidade lusa.
A cerimônia, privada e reservada a convidados dos agraciados, ocorreu no último domingo, na residência do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, após um almoço oferecido em honra do Presidente, naquela que foi a sua primeira visita oficial ao Brasil, onde participou da abertura dos Jogos Olímpicos.
Criada em 1960, a condecoração com a Ordem do Infante Dom Henrique é concedida a personalidades ilustres pela prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.
Ives Gandra da Silva Martins, renomado jurista brasileiro com reconhecimento internacional, é professor emérito das universidades Mackenzie, Paulista e da ECEME – Escola de Comando do Estado Maior do Exército. Presidente do Conselho da Academia Internacional de Direito e Economia, é membro das Academias de Letras Jurídicas, Brasileira e Paulista, Internacional de Cultura Portuguesa (Lisboa), Brasileira de Direito Tributário, Paulista de Letras, dentre outras.
O professor Ives Gandra é autor de mais de 40 livros individualmente, 150 em co-autoria e 800 estudos sobre assuntos diversos, como direito, filosofia, história, literatura e música, traduzidos em mais de dez línguas em 17 países.